SHADOW MATRIX

           Uau, uau, uau.... Galera, terminei hoje de ler o Shadow Matrix! O que foi isso? Sem sombra de dúvida, um dos melhores livros da série Darkover! Como é que a Rocco tem coragem de não publicar isso??
          Shadow Matrix me deu a impressão de um novo ritmo da Marion. Deve ser a participação da Adriene Martine Barnes, mas a maneira com que esse livro renovou coisas já batidas (como a Era do Caos e os terrores do clingfire.)
           O livro conta a continuação da história de Margaret Alton, agora treinando na torre de Arilin (e depois Neskaya) e descobrindo os poderes de sua misteriosa matriz sombria. (que ela encontrara numa torre do Mundo Cinzento quando destruiu o espírito da Guardiã ancestral Ashara Alton). Margaret Alton e Mickhail Hastur voltam no tempo e vão parar na Era do Caos, onde se encontram com Varzil, o Bom - o guardião da Era do Caos que estabeleceu a Aliança.
                Mas eu preciso fazer uma pausa pra relatar o quanto fiquei de cara com a cena da Marguerida congelando o tempo e paralisando todo mundo com o comando de voz amplificado pela matriz sombria e a situação de adrenalina correndo na veia, um perigo de vida! Putz, que cena bacana! Ela viajando da torre para a cidade, com um bando de mulheres Renunciantes, em pleno gelo das Hellers, quando são atacadas por muitos bandidos. Duas mulheres morrem e elas estão prestes a ser estupradas. Ferida, Marguerida se concentra em sua matriz sombria e o desespero contido no grito que ela deu-contido apenas em uma palavra -Parem!, somado à voz de comando que ela possuía como dom, faz com que todos os personagens congelem. Assustada com o que vê, suas amigas e os homens congelados por alguns segundos, Marguerida tenta e consegue sutilmente tirar apenas as mulheres do estado de paralisia. E então elas matam os homens e depois o queimam numa pilha no meio do gelo! (SPOILER)
                Uma das coisas mais fascinantes que já vi nos livros da série, foi aquela família Elhalyn. Todo o enredo, mas principalmente aquelas crianças assustadas e meio loucas!... A linhagem real real darkovana são os Elhalyn, que há gerações nasciam meio loucos. Mikhail Hastur é o herdeiro de Regis Hastur e Regente Real da família Elhalyn. Eles precisavam de um rei, só que o único adulto capaz na família Elhalyn era uma mulher, que não era aceita como governante supremo. A Rainha Priscila Elhalyn tinha perdido um irmão e vivia sozinha com seus velhos servos e os filhos em um castelo isolado. Priscila tem um pouco de laran, e, associada a um feiticeira chama o espírito de seu irmão. Da primeira vez que a visita, Mickhail e Dyan Ardais presenciam a aparição do espírito. Quatro anos depois, Régis envia Mikhail novamente para testar o laran das crianças, para saber qual filho seria o próximo rei mais adequado. Só que logo que está chegando no castelo Elhalyn, Mickhail começa a se sentir nauseado, meio confuso, meio mal... Então ele é super mal recepcionado pelos cozinheiros e servos. Os estábulos do castelos estão um lixo e Mikhail tem um surto ali e resolve por tudo em ordem por conta própria. Mikhail conhece então Priscila e seus filhos fascinantes - duas meninas, uma meio-chieri e a outra uma bonita dama com forte laran, e três meninos - um deficiente físico e mental, o outro enfraquecido com crises de medo e perto da doença do limiar e o terceiro, o mais indicado para o trono, mas extremamente cruel com seus irmãos, com os servos e os animais. Além de Priscila, morava no castelo uma estranha mulher, parecia dominar a rainha: Emelda. Emelda era uma leronis, uma técnica, uma bruxa ou o que? Mickhail não sabia, só sentia que ela podia matá-lo a qualquer momento. E as crianças ? Estavam o tempo todo com medo, não diziam o que acontecia na casa, saíam chorando e correndo das refeições. Eles ficam subjugados pela feiticeira Emelda e pela presença de um misterioso guardião que os aniquilaria. Priscila é uma mãe e rainha negligente: seus filhos estão doentes e amedontrados, sua casa destruída, mas ela recebe ordens de uma serviçal bruxa e se prepara possivelmente para sacrificar os filhos.
          Depois de quase ser assassinado Mikhail chama sua irmã Liriel, uma telepata treinada em Arillin e ela o ajuda a livrar a casa das influências malígnas. Priscila acaba morrendo de choque, pois quando conjura o espírito do guardião, este diz que jamais satisfaria as loucuras dela e que ela estava sozinha.
         Nesse meio tempo Marguerida tinha ido para Neskaya estudar sua matriz com Istvana Ridenow, mas tinha ido a Thendara esperar a esposa de seu falecido mentor, Ida Davidson. No castelo Comyn ela reencontra seu pai, Lew Alton e seu futuro esposo com a irmã e cinco belas crianças. (As crianças são uma das melhores sacações do livro).
           Gisela Aldaran é apresentada como uma antiga amiga e inconveniente pretendente de Mikhail Hastur. O pai dela quer casar os dois para conquistar terras e para que os Aldaran fossem reintegrados ao Comyn, mas o coração de Mikhail já era todo de Marguerida.
          Marguerida e Mikhail tem um sonho com a Torre de Hali no e uma voz que dizia que ambos deviam estar ali quando as quatro luas estivessem alinhadas durante o solstício de Inverno. Á meia noite do dia sonhado então, no meio de um baile no castelo Comyn os dois começam a escutar uma voz muito forte que os chamava para ir imediatamente às ruínas da torre de Hali. Os dois começam a correr, pegam cavalos e Marguerida dá mais um surtinho de Pare! e todo mundo no baile congela. (Ah é, mas não foi só o surtinho da Marguerida, a voz era de ninguém mais ninguém menos do Varzil Ridenow! Tudo bem que ele vivia centenas de anos no passado, mas não há limitações para a ciência de matriz). Os dois saem vazados com os cavalos e o povo descongela, começa uma confusão no salão. Ariel, irmã mais nova de Mikhail começa a entrar em trabalho de parto. Lew Alton surta e manda uma comitiva atrás do casal que tem que chegar ás ruínas da torre de qualquer forma. Depois de uns minutos cavalgando eles chegam às ruínas, com a comitiva atrás deles, mas aí rola um surto de laran - Marguerida e sua matriz extraída do Mundo Cinzento e roubada da imortal Ashara, podia de alguma forma manipular o tempo!). Por um lapso de segundo, a Torre de Hali se materializa na frente deles e eles ultrapassam o véu.
          Estão no passado.
          A Torre tem habitantes, mas está meio mórbida. Eles são recebidos por uma guardiã meio medrosa que acredita que eles haviam chegado para ajudá-la a destruir o tirano Padriac, que estava destruindo várias terras lá na Darkover da Era do Caos e também tinha montado uma espécie de Torre Proibida, só que muito mais sinistra. Eles tinham uma pedra imensa de urânio nessa torre, Torre de Haliene, e estavam manipulando uma galera para construir uma bomba atômica com ciência da matriz. Mikhail e Marguerida vão parar lá.... Ah é! Só que antes disso eles se encontram com o Varzil, bem velhinho deitado numa cama e com aquele ar de "Eu estava os esperando Margarete e Mikhalangelo" Aí rola um lance bem doido que eles são casados às pressas, porque o Varzil queria dar o anel pro Mikhail (rsss) e a Marguerida estava se borrando de medo da Ashara e aí eles tinham que fundir as matrizes e se fortalecerem pra se estabilizarem em corpo físico lá no passado distante e pra não serem mortos por Ashara. Aí Varzil abre um portal tempo-dimensional a própria Evanda baixa e faz uma sopinha pros dois comemorarem o casamento. Aí Varzil passa o anel e desaparece e o casal aparece no meio da neve. Umas Renunciantes da antiguidade encontram os dois e os levam pra um abrigo.
             E desse abrigo eles vão pra tal Torre Haliene. Chegando lá Mikhail acha estranho nunca ter ouvido falar daquela torre, mas então percebe que eles estariam envolvidos com a destruição daquele lugar. O casal passa uns dias numa suíte lá nessa torre secreta. Aproveitam pra transar bastante, só que a comida era péssima. Eles percebem que estavam sendo drogados através da comida. Mikhail começa a testar os poderes da matriz do anel de Varzil e descobre que pode rastrear mentalmente todo o castelo. Havia vários leroni ali mantidos prisioneiros e drogados e eles eram forçados a usar sua telepatia para suprir energias para a fissão atômica do tirano Padriac.Bem, aí um dia lá eles teriam que reunir todo mundo pra ativar a bomba atômica e estão todos meio doidões e sendo liderados por uma outra feiticeira doida que tava lá no passado. Mikhail resiste um pouco ao estado de turpor, porque ele e Marguerida tinham evitado parte da comida e então ele só desce de um lugar que estava e dá um tapa na leronis que cai no chão e para de influenciar a galera. Aí a galera vai despertando e resolvem se rebelar. Eles fogem da torre, só que inventam uma solução pra mandar a pedra de urânio pra um lugar além do tempo, através das duas matrizes (Mikhail e Marguerida)... Só que uma onda de choque é gerada pela super operação de matriz e a torre começa a ruir. Sai todo mundo correndo, Mikhail no melhor estilo super herói a la Rei Arthur darkovano, rouba um cavalo e carrega a mocinha, Marguerida, com ele. Mas o tirano Padriac ainda está vivo e tenta atacá-los com uma espada. Mas o corvo, que havia sido um grande amigo de Mikhail e salvara a vida deles várias vezes, volta e começa a arrancar os olhos do tirano, enquanto os dois escapam. Muito doido. Eles começam a cavalgar até o lago Hali e entram lá dentro. E lá dentro rola alguma elasticidade do tempo, porque eles passam 37 dias lá, transando, fazem um filho, só que não percebem e então voltam para o presente.
 Marguerida está grávida, os dois casaram, quase perderam a vida várias vezes, lideraram uma rebelião, destruíram uma torre, mataram um tirano, mas no presente haviam se passado só duas horas. Lew Alton já estava doido atrás deles. Eles contam a história e convencem o velho, mas Javanne Hastur, a ambiciosa mae de Mikhail não quer aceitar o fato de jeito nenhum e acha que é tudo manipulação de Marguerida.
Agora Mikhail era o homem mais poderoso de Darkover, e o filho de Regis Hastur, Danilo Hastur, influenciado e apoiado pelo amigo (e meio pai - aliás um adendo... Nunca vi uma referência ao que a Lady Linnea sentia!!! Como que a Marion deu um deslize desses? A rainha passou a vida ao lado de um rei gay, que praticamente tinha dois consortes - hmmm meio Arturiano isso né... mas eu nunca vi uma referencia ao que Lady Linnea sentia, se ela tinha um amante, se o Regis também ficava com ela... se ela tinha também uma consorte lésbica... rsss.... mistério!), mas enfim, o menino Danilo Hastur resolve o conflito de quem seria o próximo rei de Darkover. Ele pede a mão da menina Elhalyn em casamento ( e os dois são bonitinhos durante o livro, se amam, dançam juntos...) e vai virar uma espécie de rei Elhalyn retirado em tranquilidade. Ele passa a bola pra Mikhail governar.
E de quebra, no finalzinho Marguerida anuncia que descobriu que tem a capacidade de curar Diotima Ridenow, esposa de seu pai, que estava em uma câmara de êxtase há algum tempo, paralisada por um cancêr misterioso. No final eles juntam as matrizes novamente e curam a Diotima!

Muito bom!




Comentários

  1. Que bom te ver de volta, Neto, achei que tinha parado de publicar aqui.

    The Shadow Matrix é muito bom mesmo, e o livro seguinte, Traitor's Sun, é ainda melhor.

    Obs: A sua dúvida sobre a Linnea é respondida em The Hastur Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André!

      Bom te ver por aqui também. Agora to dando um intervalo das leituras darkovanas, mas logo volto!

      Abraços!

      Excluir
  2. O melhor dos seus resumos é poder relembrar os livros, porque minha memória é tão ruim que acabei lendo Hastur Lord de novo achando que não tinha lido (e só descobrindo ao longo do livro que era uma releitura).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Darkover