MEU PEQUENO DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES E COISAS DARKOVANAS

Nada pra fazer e eu com uma vontade imensa de escrever no blog. Ainda estou no meio do primeiro livro da Clingfire Trilogy, então não tem graça escrever nada enquanto não terminar. Resolvi criar meu próprio dicionário de expressões darkovanas, quem quiser acrescentar alguma coisa colabora aí!

Aldaran - Uma das sete famílias principais. Durante a Era do Caos era parte do Comyn, e um dos Domínios mais poderosos. Uma das personagens mais fortes e interessantes era Aldaran, a Dorilys Aldaran. Em algum momento da história, e há várias controvérsias e explicações para isso, o clã Aldaran é banido do Comyn e durante quase todos os livros eles são mostrados como uma família desgarrada, poderosa e distante. Alguns livros dão a impressão de que eles cometeram algum terrível pecado no passado (talvez tenha sido os programas de seleção genética para o laran que faziam na Era do Caos) mas outros livros já dizem que eles foram banidos simplesmente por estarem numa terra muito distante do Centro Darkovano, entre o Kadarin e as Hellers. Em The Traitor's Sun, Regis Hastur reintegra o clã Aldaran ao Comyn pois é um tempo em que há escassez de telepatas em Darkover então qualquer neguinho com laran era bem vindo no Comyn!Os Aldaran tem um laran interessante: podem ver os diversos futuros provavéis. (E eles quase enlouquecem por isso).

Alton - Uma das sete famílias principais, a família Alton foi crescendo ao longo da saga e no final é uma das mais importantes. O Dom Alton é o Contato Forçado (Forced Rapport). Eles forçam a comunicação, mesmo com quem não queira e se encolerizados podem matar.

Aillard - Também é uma das principais famílias do Comyn, mas aparece com menos frequencia nos livros. Jaelle das Renunciantes era uma personagem de destaque e Aillard. O dom de laran é passado somente pela linhagem feminina e elas tem um laran raríssimo, mostrado apenas em contos das Antologias. Aillards possuem um laran chamado Dom de Cassilda, que é o poder de transformar qualquer emmasca em homem ou mulher fértil. Também podem reforçar o laran de alguém ou apagar memórias.

Aldones - É o Senhor da Luz da Darkovano. Acho que é uma espécie de Zeus deles, um Deus Solar.

Ardais - Dotados com o laran catalisador, alguns elementos desta família têm a capacidade de despertar poderes laran latentes noutras pessoas e usar seu laran para curar ferimentos. Se não me engano aquela velha Rohana era dessa família. E a Jaelle também tinha algum sangue Ardais, pois ela era catalisadora.

Arillin -  Nome de uma das principais Torres (centros de treinamento telepático) de Darkover.

Avarra - É a misteriosa Deusa das Trevas. Seria uma versão feminina de Shiva do Panteão Hindu. Uma Deusa que lida com assuntos complexos na vida das pessoas: aborto, morte, doenças, fome, separações, ódio... Enfim, acho que o princípio da Avarra é o mesmo do Shiva ou até mesmo do Demônio católico visto sob um prisma um pouco mais abrangente: uma espécie de lixeiro do universo, que dá conta de processos "casca grossa", com intuito de limpeza dos envolvidos.

Barragana - Esposa "não-oficial".

Bredu, Bredin - É um tratamento afetuoso, derivado de Brother, que significa irmão jurado ou amigo muito íntimo.

Caerr Donn - É a segunda maior cidade Darkovana. Abriga a Torre de Arillin.


Casta - Língua darkovana derivada do espanhol

Cassilda - Era esposa de Hastur, uma espécie de Eva Darkovana.

Cahuenga - Língua oficial darkovana e possivelmente derivada do Espanhol. Ou é o contrário? ´

Cidades Secas - Uma região desértica de Darkover que abriga os mercenários mais perigosos do planeta.

Comynara - Membro do Comyn.

Comyn - É o nome dado ao grupo aristocrático de Darkover. Todos membros das setes famílias que regem Darkover são considerados como o Comyn, o Conselho Máximo do planeta. Muito interessante, só percebi esse ano que a palavra deriva de Come in, vire-se para dentro, o que segundo princípios psicológicos é a fonte de todo poder. Na Era do Caos o Comyn era chamado de Halimyn. Possivelmente esse nome se relaciona com a Torre de Hali, a Torre da família Hastur, principal família dos Sete Domínios. Só que a minha idéia faz sentido, pois apesar de cronologicamente a Era do Caos ser antes dos livros do Regis Hastur, esses foram escritos primeiro, então a idéia original é a que expliquei aí em cima.

Chervine - São animais de carga darkovanos. Pra mim são meio uma mistura de lhama com camelo!

Chieri - São a espécie nativa de Darkover. Parecidos com humanos, mas bem mais altos e esguios, cabelos claros prateados, hermafroditas e com grande sensibilidade telepática. Vivem nas florestas.

Chyia -  Outro tratamento afetuoso, possivelmente derivado do francês, Cheriee significa querida.

Chyiu - Masculino de Chyia.

Coelhos de Chifre - Bem, são os coelhos ou lebres darkovanos. Possuem chifre e são muito apreciados nos banquetes Darkover afora!

Coridom - É uma espécie de mordomo. Era quem cuidava da recepção de hóspedes (ou as vezes inimigos) nos grandes castelos dos Domínios.

Cralmacs - Seres não humanos, nativos de Darkover.

Cristoforos - São monges darkovanos, vivem num mosteiro em Nervasin, próximo da cadeia montanhosa Hellers.

Damisela - Pronome de tratamento para senhorita.

Domas - É o Dom, Dom da Visão, Laran....

Di Asturien: Pertencem à grande família Hastur, vivendo no castelos Asturais, perto das montanhas Venza. Bard di Asturien, protagonista de Dois para Conquistar, é representante dessa família. 

Di Catenas - Um tipo de casamento, comun nas Cidades Secas, onde os "participantes" utilizam braceletes como alianças.

Elhalyn - O dom desta família é extrema facilidade de mover-se no tempo, seja o real, seja o do laran, e a facilidade em teleportar-se. Este fato de poder andar no tempo muitas vezes os leva a loucura (outra característica da família) pois eles tem dificuldades em reconhecer a que tempo pertencem. Não lembro direito, quem é dessa família? Callista?

Emmasca - Pessoa que passou por uma operação de neutralização de sexo. Não são homens nem mulheres.

Evanda - Deusa da Luz. Deusa Solar que rege a alegria, coisas coloridas e positivas!

Laran - É a habilidade telepática, força telepática.

Laranzu - É quem possui laran e treinamento de como utilizá-lo. Em alguns livros os laranzu aparecem com o estereótipo de feiticeiro, em outros são pessoas das Torres, com poder de ajudar e são descrito mais como seres espirituais. (Os livros da Era do Caos e a Clingfire Trilogy que trazem os laranzu com um aspecto mais "medieval sorcerer").

Leronis - São as mulheres com o laran treinado. Feiticeiras em alguns dos livros.

Lindir: Casados com elementos da família Aillard.

McAran - Uma família muito antiga em Darkover, inclusive o primeiro colonizador terráqueo em Darkover (Chegada em Darkover) era Rafael McAran, mas não fazem parte do Comyn. Habitam na vila Falconsward (Ninho dos falcões) n'As Hellers, tendo a capacidade de comunicarem mentalmente através dos sentimentos com os animais. São conhecidos por serem grandes amantes dos animais, excelentes treinadores de cavalos, cães e aves, as mulheres MacAran eram usadas durante as guerras na Era do Caos para enxergar através dos pássaros-sentinelas os territórios inimigos. A mais célebre personagem dessa família é Romilly McAran.

Hali - Nome de uma importante torre darkovana. Essa torre fica às margens de um lago mágico que tem nuvens em vez de água e é lá que os reis darkovanos são enterrados.

Hastur - Uma espécie de "Adão Darkovano". Segundo a lenda, Hastur era uma divindade Solar, casado com a abençoada Casssilda e não sei como tiveram filhos humanos que deram origem ás sete famílias do Comyn. Hastur é portanto o nome do clã mais poderoso de Darkover e ao longo da história do planeta esse clã se subdividiu em alguns subclãs, como os Hastur de Carcosa e os Hastur Hastur. Tem uma parte interessante do livro The Alton Gift, que mostra o Dom Hastur, manifestado no personagem Domenick. Ele podia escutar o núcleo de Darkover e através disso, "ouvia" o planeta.

Hellers - Palavra derivada de Hell, inferno. Uma cadeia de montanhas congeladas e muito perigosa, onde vivem alguns personagens.

Jaco - É um suquinho darkovano. Não lembro exatamente de que, mas quando algum jovem não pode beber vinho por ser novo demais eles servem Jaco.

Kireseth - ´É a flor azul, em formato de estrela, das montanhas darkovanas. Seu pólen é espalhado pelo vento fantasma e ela tem a peculiar propriedade de amplificar as capacidades telepáticas de quem a consome.

Kirlian - Uma versão darkovana do Santo Daime! É uma bebida feita a partir da flor de kireseth e que amplifica as capacidades telepáticas.

Leynier - Possuem visão molecular, também podem alterar a percepção de outras pessoas. Não são Comyn.

Lanart - Uma família que tem alguma coisa a ver com os Alton, pois vários personagens tem o sobrenome Lanart-Alton. Mas não encontrei descrição dos seus poderes e não fazem parte oficialmente do Comyn.

Matriz - É um cristal azul que quase todos no planeta utilizam e tem a função de ampliar os poderes telepáticos.

Nedestro - Filho Bastardo.

Neskaya - É o nome de uma torre, importante no passado mas que não existe mais. Estou descobrindo nesse momento a causa do desaparecimento dela. Depois venho contar.

Ridenow - No começo não eram Comyn não, mas através de casamentos com os Hasturs acabaram entrando para o Comyn. Em A Rainha da Tempestade, os Ridenow ainda eram inimigos do Comyn. Com as cores verde e dourado nas roupas e bandeiras, Ridenow tem o dom da Empatia. Um personagem darkovano cativante que é membro dessa família é o Damon Ridenow.

Rhu Fead - É o nome do cerimonial dado ao enterro dos Reis Darkovanos. Todos são enterrados nas praias do Lago de Hali e após uma procissão com os representantes de todos os Domínios.

Rockraven - Outra família antiga, pequena e que não faz parte do Comyn. poderes naturais de magnetismo, podem utiliza-lo para controlar o clima, principalmente os Relâmpagos, vivendo em Ravenscrag, n'As Hellers.

São Valentim das Neves - Uma divindade cultuada pelos cristoforos, que são monges darkovanos.

Storn: Casados com elementos do clã Aldaran.

Syrtis: Casados com elementos dos Hasturs, sendo ainda conhecidos por serem os melhores cavaleiros de Darkover.

Thendara - Capital Darkovana, onde se encontra a cidade comercial terráquea, o espaçoporto e o Castelo Comyn.

Tramontana - Mais uma torre darkovana.

Vai Dom - Meu Lorde.

Verrin - São uma espécie de falcão grande, caro e bom caçador, exclusivo de Darkover.

Zandru - É o capeta darkovano. Pelos nove infernos de Zandru! Congele nos nove infernos de Zandru. Ao contrário da Terra, em Darkover o inferno é um aglomerado de gelo. Existem muitas cadeias montanhosas congeladas no planeta, onde diversas pessoas já morreram então a lenda deve ter surgido disso.





Comentários

  1. "Zandru: é o capeta Darkovano" ...kkkkkkkk. Acho que Callista não era Elhalyn, mas a mãe do Regis era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, mas não é? Valeu pelas informações sobre os Elhalyn e bem vinda ao site!!

      Excluir
  2. Não sei se vc lembra, deve lembrar... No livro A ESTRELA DO PERIGO,pagina 199, um Chieri conta para os garotos como surgiram os domínios. E que Hastur não era um Deus, e sim o filho de um humano (sem laran) com uma chieri, que depois se casou com outra humana a Cassilda, e que seus sete filhos, deram origem aos Sete Domínios.
    Espero ter ajudado... Ameio todo o seu trabalho aqui. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheva, bem vinda ao Flor!
      Então ajudou sim, é um prazer topar com fãs darkovanos porque é uma obra muito extensa e quanto mais informações pudermos trocar, e como diria a Marion, deixando isso se embaralhar no subconciente pra produzir algo novo, por isso muitas vezes brinco com os temas darkovanos. O primeiro Hastur então devia ser um terráqueo perdido na primeira nave, e deu origem a todos os domínios tudo originado na Irlanda. Fale mais sobre voce, obrigado por ter apreciado o trabalho e suas contribuições serão sempre bem vindas.

      Excluir
    2. Que bom ter sido útil :D
      Na verdade o primeiro Hastur é filho de alguém já bem estalado em Darkover, pq seu pai já era chamado de lorde. No livro que te falei, o Chieri conta para os dois meninos perdidos que o lorde de Carthon se apaixonou pela chieri Kierestelli, e eles tiveram Hastur, no caso o primeiro com laran, e ai o Hastur casou com a Cassilda, e o resto vc sabe.
      O cabelo vermelho vem da herança terráquea, amoooo cabelos ruivos, pinto o meu toda hora. Fico muito feliz por encontrar um blog ativo,onde as pessoas conhecem o que eu gosto... É raro achar fãs da Marion, infelizmente, mas quando leio sobre Darkover é como ir para casa, tudo me parece tão natural.
      Bom eu não tenho muita coisa para contar sobre mim, sou casada,tenho 31 anos e sou estudante de História na UERJ. Vidinha calma e normal :D
      Curiosidade, vc tem Face???? Vc me encontra por lá se procurar por Elisheva Scofano.
      Obrigada pelas boas vindas...E espero não ter te enchido muito.

      Ps: Sou disléxica, então releve qualquer erro ortográfico kakakakakaka.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SHADOW MATRIX

Darkover