THE REDHEAD COMYN

Todo leitor da série Darkover sabe que em Cottman IV cabelos vermelhos são um sinal de sangue nobre e um indício de que o sujeito possui habilidades telepáticas em algum nível. Mas será que essa associação de cabelos ruivos com poder faz algum sentido? Estava discutindo essa questão com meu colega de casa, por ventura ruivo e descobrimos mais algumas séries e livros que fazem associação de pessoas ruivas com poderes telepáticos:

- Na série das bruxas Mayfair, da Anne Rice, é dito que as bruxas de cabelo vermelho eram as mais poderosas.
- Jean Grey é ruiva e telepata.
-Existe um personagem de vídeo game, não lembro o nome agora, mas que tem poderes telepáticos e é ruivo.

Sei que existem mais exemplos, mas não me vem a cabeça nesse momento. Uma das explicações para essa associação entre ruivos e magia é que originalmente a ocorrência de pessoas de cabelo vermelho se concentrava nos países britânicos, origem dos povos Celtas, das bruxas do bem, que cultuavam o Poder Feminino e a Deusa Natureza.

Me lembrei de um evento em que vi a telepatia dos ruivos. Foi mais ou menos um ano atrás, eu estava com minha então esposa esperando um ônibus na rodoviária. Putz, foi emocionante na verdade. Quando isso aconteceu eu nem pensei em Darkover,  foi uma época em que estava afastado da série, mas agora vi o quanto isso teve a ver com Darkover. Estávamos esperando o ônibus e uma criança ruivinha, lindíssima, de uns tres anos de idade estava na nossa frente, brincando com os pais. Conversa vai, conversa vem, brincamos um pouco com a criança até que o ônibus chegou. Entramos. Lá dentro, estavámos numa posição em que o menininho com os pais não podia nos ver. Comentei com minha esposa:

- Que menininho bonitinho né?
- Fofo.

Eu juro que estava num lugar em que eu podia ver o menino mas ele não podia me ver. Empolgado, me levantei e dei um tchauzinho. E o menininho..... Sem ver, acenou de volta!!! Foi tão emocionante que nós quase choramos, ficamos falando disso o dia todo. Como o menininho viu o aceno??? Ele não viu, apenas sentiu e acenou de volta. É o tipo de coisa que não tem muita graça contando, só sentindo, vivendo!

E essa é a Tathi Dal Col uma das minhas melhores amigas, a mais ruiva e bonita que já conheci. Ela é uma princesa Comynara, era uma espécie de Guardiã da minha turma, conhece a série Darkover e tem também grandes poderes telepáticos, já que é uma das pessoas mais inteligentes que conheço. O pai dela escreveu uma série de livros que não são sobre Darkover, mas sobre outro planeta muito evoluído. Arret, ironicamente "Terra" ao contrário, é um planeta onde a civilização humana deu certo. Onde não há violência, não há governos e nem poluição. O ritmo de narrativa que o Dal Col traz em Arret, me faz lembrar um pouco do J.J. Benitez, em Operação Cavalo de Tróia, pois Arret também se trata de um Diário de Bordo, então fica aquele clima de "será que isso é imaginação do autor ou será que aconteceu mesmo?" É muito bacana, maiores informações aqui: http://www.ecovilavaledourado.com/ 

E a Rai compartilhava a série Darkover conosco, quando tínhamos entre 12 e 17 anos (ou 29 já que retomei a série inteira agora!)....

É, viva o dia and the Mighty Gingers!


Comentários

  1. Estou contigo nessa... Sempre acreditei num certo poder mediúnico dos ruivos. Fora que essa cor de cabelo é a coisa mais linda :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SHADOW MATRIX

Darkover