Entre Torres e a Casa da Guilda e A chegada em Darkover

Eu sei que sou bem terráqueo, nascido no Centro do Brasil, mas meu coração é darkovano.
Talvez eu esteja fugindo pra um planeta nos confins da galáxia, mas sim, assumo que queria morar lá em Darkover.

Não sei se seria Comyn, pois passo longe de ser um ruivo, com os cabelos marrons. Mas a minha querida amiga Tathy, que também conhece uma parte da saga, ela sim, é uma princesa Comyn que veio das galáxias pra nos ensinar a ser mais humanos! (Pensou que passaria despercebida Comynara?)

Mas existem até alguns terráqueos que desenvolvem laran (poderes mentais lá em Darkover), então porque eu também não posso ter? Afinal no fim de tudo, essa é a mensagem que a saga Darkover deixa: por mais poderosa que fosse a nobreza Comyn, na verdade eles não passavam de terráqueos, seres humanos comuns. A mensagem é de qualquer pessoa, sabendo se sintonizar, sabendo desenvolver-se pode se tornar uma pessoa poderosa.  Eu queria ir para uma das Torres. De certa maneira as Torres existem aqui na Terra também, pois elas se manifestam no mundo físico e também no espiritual. As Torres em Darkover são uma espécie de centro de treinamento telepático. Geralmente são compostas por um grupo fechado e cada membro desse grupo desenvolve uma habilidade telepática, cada um tem uma função dentro da Torre. Quando eles trabalham os poderes telepáticos, uma pessoa (monitor) fica responsável por observar as funções vitais dos "mediuns", outra une todo o grupo (Guardiã), outro amplifica os poderes de todos. O mais bacana é que o laço formado pelo grupo que trabalha nas Torres é um laço de puro amor, ou talvez algo maior até mesmo que o Amor.
Nos livros, quando há uma reunião, um Círculo de alguma Torre, os telepatas envolvidos atingem um nível de sensibilidade e união sem precedentes.

Eu queria ter meu próprio Círculo. Tenho amigos que são muito especiais, que me acompanham desde sempre. Somos conhecidos também como Suruba Fantástica, um dia já fomos um Círculo completo.
O Círculo é algo que existe em Darkover, que é uma série de ficção, mas se aplica, ou pelo menos deveria se aplicar também à vida aqui na Terra.

Sabe quando você tem um grupo de amigos que são tão queridos e tão leais que muitas vezes as palavras nem se fazem necessárias? Quando a cumplicidade é tão grande, que todos se tornam um só? Quando todos sabem os anseios, as qualidades, os sonhos e desejos mais profundos uns dos outros e se somam em prol de um bem comum? Isso é um Círculo Darkovano.

Já a Casa da Guilda tem a ver com libertação feminina.... É lá que as mulheres darkovanas que perdem a esperança nos homens ou até em si mesmas, se refugiam. As mulheres que vivem nas Casas da Guilda são chamadas de Renunciantes, pois renunciam a qualquer tipo de submissão. As vezes elas são "amantes de mulheres" como dizia a Marion, mas outras vezes as Renunciantes são apenas mulheres que se tornaram guerreiras e que quiseram viver uma vida livre. E elas ralam pra burro! Andam a cavalo, manipulam espadas, lutam, escalam montanhas. Algumas trabalham para o Império Terráqueo, como enfermeiras ou Mercenárias, mas jamais, jamais se submetem domesticamente a vontade dos homens.
Em A casa de Thendara, uma das personagens principais se casa com um terráqueo e vai viver na Zona Terráquea, tentando se adaptar aos costumes daquele que era um povo frio e tecnocrata. Mas o casamento naufraga, porque o Peter Haldane não consegue ter uma mulher tão independente e com costumes diferentes e a Jaelle não consegue ser vista apenas como uma propriedade do marido, como é o costume entre terráqueos e então ela acaba retornando pra Casa da Guilda e perde um bebe que estava esperando. Depois de um tempo ela tem um filho com o Damon Ridenow (que é o Guardião da Torre Proibida) e faz muito bem porque o Damon e a turma da Torre Proibida eram puro amor.

Bem, esse é um costume darkovano um pouco difícil de ser adaptado para a Terra: todos se amavam muito e todos tinham filhos com todos!!!


Eu to relendo vários livros da série Darkover, por isso a empolgação!

Que Evanda ilumine todos meus bredin!!!!!





Comentários

  1. Belo Blog, parabéns, Adorei principalmente as canções Darkovanas,me remeteu à Elizabeth Lorne.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SHADOW MATRIX

Mais uma da Herdeira da MZB